Nosso Blog

O que atitudes inadequadas podem revelar?

Por Cássia Franhan

Certas queixas de pais e escolas são bem comuns no consultório, exemplos, quando a criança apresenta atitudes de teimosia ou preguiça e só aceita realizar tarefas e se comportar do jeito que ela quer e impõe.

Mas o que será que está por trás dessas atitudes? O que fazer para não surtir tão negativamente aos envolvidos nessa situação?

Muitas vezes, há outras maneiras de enxergarmos essas atitudes inadequadas, por exemplo, quando a criança age com teimosia diante de alguma situação ou algo, ela está mostrando ser persistente em relação aquilo que ela quer e acredita ser o melhor. Outro exemplo é a atitude de preguiça diante das tarefas e obrigações, a criança pode estar com dificuldades para executá-las e isso desmotiva e incomoda.

Em certos momentos, até mesmo nós, adultos, agimos com preguiça e sem vontade quando deparamos com uma situação desafiadora ou quando sentimos que somos incapazes de lidar com o desconhecido, procrastinamos e até desistimos porque não sentimos confiança suficiente em nós mesmos.

Por isso, devemos enxergar essas atitudes com perspectivas diferentes, assim, facilitamos a compreensão. A flexibilidade nesses momentos irá revelar que há muitos jeitos de lidar com essa criança, para que consiga superar seus medos e angústias com confiança, motivação e contentamento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp